Páginas

21 de abr. de 2013

s

3 comentários:

  1. O Blog ESCRAVOS DE AMOR DE PRESIDENTE PRUDENTE, a consagração e a devoção a Virgem Maria.
    O Blog tem o objetivo de divulgar o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” (que abreviamos por TVD), escrito por São Luís Maria Grignion de Montfort, e tornar mais conhecida e devoção e a consagração, ou escravidão de amor, a Nossa Senhora. A verdadeira devoção mariana tem Cristo como centro e, ao mesmo tempo, como fim último (TVD 61). Queremos propagar o conhecimento e o amor a Virgem Maria, para que Cristo seja mais conhecido e amado.
    A consagração a Nossa Senhora, da qual tratamos neste Blog, é uma consagração a Jesus por Maria. Por isso, não tenha medo de aprofundar seu conhecimento sobre a Sua Mãe, pois quanto mais a conhecemos e amamos, mais conheceremos e amamos a Cristo, e mais fiéis a Ele seremos. Pois, a consagração total a Virgem Maria é uma renovação das promessas do batismo, que nos ajuda a viver com fidelidade a nossa fé em Cristo.
    O Blog vai lhe dar a conhecer melhor o Tratado, a Virgem Maria, a consagração e a sua importância na vida do cristão. Este conhecimento de Nossa Senhora o levará a amá-la e a se consagrar a Ela, segundo o método de São Luís. Por sua vez, a consagração fará com que sejamos cada vez mais fiéis a Cristo e a Igreja. Apresentaremos o método de consagração do Tratado, daremos, na medida do possível, a ajuda necessária para a preparação antes de fazer a consagração e daremos instruções de como consagrar-se.
    Para aqueles que já são consagrados, ou escravos de amor da Virgem Maria, o Blog terá conteúdo para o aprofundamento no conhecimento e no amor a Maria e, consequentemente, no conhecimento e no amor a Jesus Cristo. Nossa Senhora ainda é uma desconhecida para muitos, e isto, segundo Montfort, é a razão de Cristo não ser conhecido. O Santo diz que somente Deus é capaz de compreender em plenitude a Virgem Maria, mas, aos poucos, podemos penetrar no mistério de Maria e, dessa forma, no mistério do próprio Cristo.
    Além dos temas do Tratado e da consagração, trataremos da devoção a Virgem Maria como um todo. Pois, o tema de Maria, Mãe de Deus, foi e continua sendo muito caro e importante para toda a Igreja. Desde os primórdios da história da Igreja a presença de Nossa Senhora tem particular importância na vida de todos os cristãos. A devoção à Santíssima Virgem estará sempre presente na Igreja, pois ela é nossa Mãe e, da mesma forma que a mãe não esquece seu filho (Is 49, 15), o filho jamais esquece sua mãe.
    Este Blog tem o objetivo de fazer a Virgem Maria, cada vez mais, conhecida e amada, para que, a partir desse conhecimento, Cristo seja mais conhecido e amado. Esta é a nossa meta: levar os cristãos a conhecer a Virgem Maria e consagrar-se a Ela. Pois, a consagração a Nossa Senhora tem como fim último Jesus Cristo. A consagração será um auxílio da Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa, para que os cristãos possam viver com fidelidade a sua fé na Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo e suas promessas do batismo.

    ResponderExcluir
  2. O Papa Bento XVI faz reflexão sobre a Virgem Maria, retomando comentário de São Cromácio de Aquileia aos Atos dos Apóstolos.
    Bento XVI afirma que presença da Mãe de Deus com os Apóstolos, depois da Ascensão, não é apenas um dado histórico de um acontecimento do passado. A presença de Nossa Senhora no Cenáculo adquire um significado de grande valor, pois Ela partilha com eles a memória viva de Jesus, na oração. Ela compartilha a missão de Seu Filho, de conservar a Sua memória, de conservar a sua presença.
    O Santo Padre lembra que para gerar o Verbo, a Virgem Maria já recebeu o Espírito Santo. No Cenáculo, unida em oração com os Apóstolos, ela compartilha a expectativa do mesmo dom, para que no coração de cada crente “se forme Cristo” (cf. Gl 4, 19). Sem Pentecostes não há Igreja e não há Pentecostes sem a Mãe de Jesus, pois Ela viveu de modo único o que a Igreja experimenta todos os dias pela ação do Espírito. São Cromácio de Aquileia dizia que: “não se pode falar de Igreja, se não estiver presente Maria, Mãe do Senhor […] A Igreja de Cristo encontra-se onde se anuncia a Encarnação de Cristo através da Virgem”.
    A Constituição dogmática Lumen gentium afirma que o lugar privilegiado de Maria é a Igreja, onde Ela é saudada como membro eminente e inteiramente singular. Nossa Senhora é exemplar perfeitíssimo na fé e na caridade (cf. LG 53).
    Bento XVI ressalta que “venerar a Mãe de Jesus na Igreja significa aprender dela a ser comunidade que reza”. A oração é uma das características essenciais da primeira descrição da comunidade cristã, descrita nos Atos dos Apóstolos (cf. 2, 42). Muitas vezes, nossas orações de dão em momentos de sofrimento, para receber luz, consolação e ajuda. Mas, Maria nos convida a nos dirigir a Deus “não só na necessidade, nem só para nós mesmos, mas de modo unânime, perseverante e fiel, num só coração e numa só alma.
    Nossas vidas às vezes passam por momentos difíceis e exigentes, que requerem escolhas inadiáveis, renúncias e sacrifícios. “A Mãe de Jesus foi posta pelo Senhor em momentos decisivos da história da salvação, e soube responder sempre com plena disponibilidade, fruto de um vínculo profundo com Deus amadurecido na oração assídua e intensa”. Na sexta-feira da Paixão, o Discípulo amado foi entregue a Virgem Maria e, com ele, toda a comunidade dos discípulos (cf. Jo 19, 26). “Entre a Ascensão e o Pentecostes, Ela encontra-se com e na Igreja em oração” (cf. At 1, 14).
    Nossa Senhora é Mãe de Deus e Mãe da Igreja. Ela exerce a sua maternidade espiritual até o fim da história. Confiemos a ela toda a nossa existência pessoal e eclesial, e também a nossa passagem final. Maria nos ensina a necessidade da oração e nos mostra que só com um vínculo constante, íntimo e cheio de amor com o seu Filho é que podemos sair de nós mesmos, com coragem, para alcançar os confins do mundo e anunciar em toda a parte o Senhor Jesus, Salvador do mundo.

    ResponderExcluir
  3. A história de Nossa Senhora do Carmo é maravilhosa e seu nome deve-se ao Monte Carmelo, situado no atual Estado de Israel, junto ao Mar Mediterrâneo e vizinho da cidade de Nazaré. Foi em Nazaré que a Santíssima Virgem recebeu a visita do Arcanjo Gabriel, o qual lhe anunciou a Encarnação do Verbo, fato mais importante da história do universo.

    O Monte Carmelo é uma célebre cadeia montanhosa do norte da Palestina. Esta montanha foi o cenário de importantes acontecimentos na história do Antigo Testamento. A história do Carmelo se identifica quase exclusivamente com as vicissitudes dos profetas Elias e Eliseu. À palavra Carmelo, é atribuído por vários estudiosos o significado de “vinha, jardim de Deus”.

    A sensibilidade vivaz e poética dos autores bíblicos usa a imagem do Carmelo para evocar a idéia da beleza e da fecundidade. Por sua rica vegetação, pelo verde de suas árvores e arbustos, pela grande variedade da flora e da fauna, o Carmelo é considerado na Bíblia como terra de uma grande e rara formosura. Os profetas a utilizaram repetidamente nesta perspectiva.

    E a Igreja canta a formosura da Virgem Maria com essas imagens bíblicas. O título mariano da Ordem, portanto, a invocação – Nossa Senhora do Carmo – está intimamente relacionado com a dedicação do primeiro oratório no Monte Carmelo a Nossa Senhora, pelos carmelitas.

    A partir do século XII, eremitas ergueram mosteiros nessa colina marcada pelos acontecimentos sagrados, dando origem à ordem do Carmo.

    A ordem do Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e triunfos, na sua vida interior e espiritual. Que Nossa Senhora do Carmo abençoe a todos nós e nos ensine a sermos autênticos discípulos-missionários de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir